sábado, 17 de março de 2012

8as séries – O suporte na arte - O USO DO CORPO/VOZ E DE OBJETOS COMO SUPORTE PARA FAZER MÚSICA

Olá! Nesta semana nas 8as séries, foram apresentados alguns vídeos sobre o uso corpo/voz e de objetos para fazer música. Foram discutidas as seguintes questões geradas a partir dos vídeos vistos:

1) a possibilidade e a aceitação, do uso de instrumentos não convencionais para fazer música;
2) a valorização deste tipo de música;
3) as possibilidades do corpo e da voz como instrumento musical.
Também foi solicitado aos alunos que explorassem sonoridades para a mesma ação provocadora do som (exemplo: diversas maneiras de bater palma, ou estralar os dedos) e que criassem, em grupos, a partir do que discutiram e viram, uma sequência de percussão. Algumas sequências já foram apresentadas, outras ainda não.

A seguir posto os vídeos que vimos em sala de aula e solicito aos alunos que os assistam novamente, se necessário, para responder, de acordo com sua opinião, a questão que vem logo após os vídeos.


GRUPO - BARBATUQUES - CARCARÁ



GRUPO - BARBATUQUES - CADEIRADA 



GRUPO STOMP - CHAIRS


GRUPO STOMP - PLUNGERS


FERNANDINHO BEAT BOX 


BEAT BOX COM FLAUTA TRANSVERSAL



Queridos alunos, agora que vocês já assistiram o vídeo, respondam:

Como foi para vocês, criar uma nova sequência de percussão corporal? Dê sua opinião sobre o que você acha sobre a música criada a partir de instrumentos não convencionais, como o próprio corpo, a voz e objetos diversos. Não esqueça de colocar seu nome e série, para eu poder saber quem você é! ;) 

Até segunda feira! 

2 comentários:

  1. Nome: Ana Thalia 8°A

    Bom professora, quando você mandou minha sala criar grupos e apresentar sons, criados a partir de nós mesmos(palma, pé, boca, etc) para mim foi uma coisa totalmente diferente do meu dia-a-dia, porém foi bem legal, meu grupo nem tinha criado som, nem letra de música, apenas chegamos lá e improvisamos, como você havia dito, que nós poderíamos improvisar, e foi isso que fizemos.
    Nem preciso dizer né, que adorei, tanto apresentar, quanto ver os vídeos, os caras são profissionais, fazem isso muito bem, mas pelo menos agente tento, e deu no que deu !

    Beijocas !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é tão diferente do teu dia a dia assim. A todo momento a gente usa onomatopéias (aqueles sonzinhos de gibis pra indicar um soco -soc!-, ou algo caindo -paf!) nas nossas conversas, ou pra explicar algo, ou até pra dar mais vida àquilo que queremos dizer! Também convivemos com estes sons o tempo todo. A única diferença, desta vez, é que os organizamos de uma maneira que os pudéssemos chamar de música!

      Excluir