segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

O que são as Artes Visuais?

          Abaixo segue texto completo sobre o que são as Artes Visuais. Leiam e comentem como estudo complementar. Reforço também a diferença entre Artes Plásticas e Artes Visuais, caso tenha ficado meio vago. Esse conceito é realmente meio complexo. Até mais e boa leitura.



ARTES VISUAIS

A área da Arte Visual é extremamente ampla, ela abrange qualquer forma de representação visual, ou seja, cor e forma. Muitas formas visuais dramáticas costumam ser incluídas nessa categoria, como teatromúsica ou ópera, apesar de não existir fronteira rígida. É o caso da arte corporal e da arte interativa ou mesmo do Cinema e do Vídeo-arte, entre outros.
As artes que normalmente lidam com a visão como o seu meio principal de apreciação costumam ser chamadas de artes visuais. Consideram-se artes visuais as seguintes:  as artes plásticas (DesenhoPinturaGravuraEsculturaFotografiaColagemArquitetura), o cinema, a instalação, a novela, o web design, a moda, a decoração e o paisagismo dentre muitas outras.
Diferenças entre Artes Plásticas e Artes Visuais:
Artes Plásticas são as formações expressivas em que na sua produção são manipulados materiais para construir formas e imagens. Já as Artes Visuais, tem um conceito mais amplo, o uso de algum material fica desnecessário e passam a ser incluídos algumas produções que não tem uma matéria física, como, por exemplo, o webdesign e a novela. 


 Escultura realista de Ron Mueck.


Na instalação Dobros (2010 – Centro Cultural Banco do Brasil)
o público podia ver sua imagem duplicada e deformada de diversas maneiras.


5 comentários:

  1. Também acho, Ana! Para ver mais sobre Ron Mueck acesse o site: http://olavosaldanha.wordpress.com/exposicoes-incriveis-ron-mueck/

    ResponderExcluir
  2. Mana Juliana, vim lhe dar os parabéns por seu trabalho e convidá-la a acessar minha página de divulgação, eis o endereço → http://www.facebook.com/SavioChristiDesenhistaDivulgacao.

    Bom, abraços e até mais então!

    ResponderExcluir
  3. Bastante construtivo, explicativo, informativo, instrutivo e produtivo esse seu texto, meus parabéns, de verdade!

    A propósito, se for de seus inteiros e totais agrado e interesse, leia abaixo e veja se me ajuda a escolher um curso superior, as opções estão abaixo:

    "Sabem que ainda estou muito em dúvida de um curso superior, leiam abaixo e comentem alguma coisa:

    Desenhista, escritor e pintor formado e rumo a ser profissional como minhas habilidades principais desde os três anos de idade, ilustrador, roteirista e compositor formado e rumo a ser profissional como minhas habilidades secundárias desde os dezessete anos de idade e montador, escultor e fotógrafo amador como minhas habilidades terciárias desde os vinte e seis anos de idade, com ideias bem inovadoras e revolucionárias e uma visão de mundo própria, também cujas intenções e pretensões são as de expressar e transmitir diversão, educação e informação pelo próprio trabalho, sendo, também, bisneto do pintor e músico Antonio Cintra da parte do avô materno de meu pai, primo em grau desconhecido do geógrafo Antonio Christofoletti da parte de um primo distante de meu avô materno e primo em grau desconhecido do geógrafo, político e militar João Figueiredo da parte de um primo distante de minha avó materna.

    Além de, ainda, autor de mais de trezentas revistas (de diferentes estilos e gêneros, de histórias em quadrinhos ou não e de ficção ou não), mais de cem livros (de diferentes estilos e gêneros e de ficção ou não) mais de cinquenta pinturas em tela (de diferentes estilos e gêneros, incluindo o renascentismo, surrealismo, cubismo, abstracionismo, impressionismo e expressionismo) e pesquisador de artes e esportes em geral (com especial predileção pelo desenho, literatura e pintura como artes e pelo futebol, basquetebol e voleibol como esportes).

    Leiam mais nas partes Sobre mim e Educação e trabalho de meu perfil do Facebook: https://www.facebook.com/saviochristi/about?section=bio&pnref=about e https://www.facebook.com/saviochristi/about?section=education&pnref=about.

    Pois bem, estou desempregado e sem salário fixo porque ando com problemas de saúde e dinheiro que parecem não dar trégua, nem encerramento, eu agora estou com tanta vontade de assumir um curso superior tão logo seja autorizado a minha pessoa.

    Já convivi pessoalmente com bastantes médicos e professores e estes já afirmaram categoricamente que meu QI é algo muito acima da média, ainda que esteja sem faculdade, universidade e escola técnica atualmente.

    Desejo cursar Artes Plásticas, Artes Visuais ou Letras (Português) e minha amiga, professora de Artes, artista plástica e arquiteta aposentada, de 63 anos de idade e de São Paulo, cidade alega que é bem menos ruim cursar Letras (Português), exatamente devido a meu déficit de atenção agravado.

    Acontece que tenho uma amiga que também possui déficit de atenção agravado e ela cursa Artes Plásticas normalmente, enquanto que ainda tenho outra amiga que cursa Letras (Inglês) e me explicou que a grade curricular de Letras (Português) não difere muito da grade curricular de Letras (Português), mas que, também, Letras (Português) e Letras (Inglês) não são cursos que mexem muito com artes.

    Agora, sim, comentem algo!

    Não baixem o nível da discussão, é isso o que lhes peço!"

    ResponderExcluir
  4. olá!
    gostei muito da sua definição e gostaria de identificar as referencias bibliográficas que usou, é possível colocar aqui?

    ResponderExcluir