segunda-feira, 23 de abril de 2012

6A SÉRIE - Horizontalidade e Verticalidade do som nos elementos fundamentais da música - MELODIA, RITMO E HARMONIA

         Por que temos dois ouvidos? É possível enxergar os sons? Saber de onde ele vem, pela frente ou por trás? Saber se está longe ou está perto, à direita ou à esquerda?
         Sim, tudo isso é possível.
         Nossos ouvidos são sensores mecânicos sensíveis e com eles captamos os sons do mundo à nossa volta, mesmo que de baixa intensidade.
         A audição é um sentido muito importante, mas precisamos de dois ouvidos. Sim, pois cada ouvido em cada lado de nossa cabeça capta informações diferentes de sons e isso é que nos dá a ideia de nosso posicionamento no espaço.
         Mas o que a MELODIA, o RITMO e a  HARMONIA tem a ver com isso?
         
         A MELODIA pode ser percebida de acordo com o posicionamento das notas em relação às linhas da partitura, determinando se uma nota é mais grave (mais para baixo na partitura) ou mais aguda (mais para cima). 


      O RITMO pode ser percebido de acordo com o posicionamento espacial da nota musical e determinadas características de seu desenho. Percebemos o ritmo pelas diferentes durações dos sons, por exemplo, uma sequencia de notas longas ou curtas).


                   A HARMONIA é perceptível na partitura pelo empilhamento das notas, dando uma visão verticalizada do som. É ela que dá a tridimensionalidade do som.

         


Nenhum comentário:

Postar um comentário